Os indicadores industriais do mês de maio apontaram uma queda nas vendas reais e nas horas trabalhadas em relação a abril pelos dados dessazonalizados, mas apresentaram uma expansão do Nível da Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) no período. Segundo os dados divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Nuci subiu de 82,2% em abril para 82,4% em maio. No mesmo mês de 2010, a utilização do parque fabril era de 82,8%.
As vendas reais, que medem o faturamento da indústria, caíram 1,3% em maio ante abril também pelos dados dessazonalizados, mas mostraram alta de 6,7% em comparação com maio de 2010. No acumulado de janeiro a maio, as vendas reais tiveram crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2010. As horas trabalhadas na produção caíram 0,5% em relação a abril, mas tiveram alta de 3,5% ante maio do ano passado. No acumulado do ano, até maio, o crescimento das horas trabalhadas é de 2,9%.
O emprego industrial cresceu 0,4% em relação a abril e 3,1% na comparação com maio de 2010. Os postos de trabalho na indústria aumentaram 3,6% de janeiro a maio ante mesmo período de 2010. A massa salarial real aumentou 4,3% em relação a maio de 2010 e acumula alta de 5,5% de janeiro a maio. O indicador de massa salarial em relação ao mês anterior, pelos dados dessazonalizados não é divulgado pela CNI porque a série histórica é curta.