O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) voltou a cair em abril e chegou ao seu patamar mais baixo desde julho de 2009, de acordo com dados divulgados hoje pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na comparação com março deste ano, o Icei recuou 0,8 ponto e chegou a 59,7 pontos.
Embora este patamar esteja exatamente na média histórica do Icei, o índice acumula uma queda de 7,2 pontos em relação a abril do ano passado. Segundo a CNI, a queda na confiança dos empresários neste mês está ligada à percepção do setor de que a situação dos negócios parou de melhorar. Em uma escala em que valores acima de 50 pontos indicam melhora, a variável que mede a avaliação sobre a situação atual das empresas e da economia brasileira registrou 50,5 pontos.
Ainda de acordo com a pesquisa, as expectativas dos empresários da indústria para os próximos seis meses continuam positivas, em 64,3 pontos, com ligeira queda de 0,3 pontos em relação a março. Na comparação com abril do ano passado, no entanto, a variável apresenta um recuo maior, de 5,4 pontos.