Os empresários da construção iniciaram o ano de 2010 otimistas em relação ao aumento da atividade econômica do setor nos próximos seis meses. De acordo com a Sondagem da Construção Civil, divulgada hoje, pela primeira vez, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o indicador de expectativas sobre o nível de atividade ficou em 70,6 pontos, acima da linha divisória de 50 pontos, o que aponta aumento de atividade do setor da construção civil. “O otimismo é particularmente elevado entre empresários de grandes empresas (78,8 pontos)”, destaca o documento.

continua após a publicidade

O levantamento revela ainda um clima de otimismo entre os empresários do setor de construção em relação a novos empreendimentos e serviços, ao aumento de compras de insumos e matérias-primas e à contratação de trabalhadores nos próximos 6 meses. Na comparação com dezembro de 2009, o documento mostra que houve crescimento do nível de atividade do setor ante novembro, com o indicador marcando 53,7 pontos.

Outro dado da sondagem indica que a atividade econômica do setor está aquecida. O indicador que mede o nível de atividade efetivo em relação ao usual ficou em 53,2 pontos. No que diz respeito ao número de empregos, a sondagem mostra que, no quarto trimestre de 2009, houve crescimento nas contratações, com o indicador registrando 53,6 pontos.

A sondagem destaca ainda que a margem de lucro das empresas do setor foi mais que satisfatória no quarto trimestre, com destaque para as grandes companhias. As empresas também informaram que a situação financeira foi mais que satisfatória e que o acesso ao crédito foi fácil. De acordo com o levantamento, os principais problemas enfrentados no último trimestre de 2009 foram a elevada carga tributária e a falta de trabalhadores qualificados.

continua após a publicidade