A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) prevê crescimento de 10% nas vendas do varejo no Dia dos Namorados 2011, na comparação com o resultado do igual período de 2010. A projeção é maior que a variação verificada na passagem de 2009 para 2010, quando as vendas do comércio registraram alta de 7,23%, segundo números do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
A estimativa de alta reflete a manutenção do consumo do brasileiro, como mostrou nesta sexta (3) os números do PIB, apesar do impacto já significativo das medidas de restrição de crédito adotadas pelo governo e da pressão mais forte da inflação para o consumidor, conforme avaliação do economista e presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.
O gasto médio do brasileiro com o presente de Dia dos Namorados também deve aumentar este ano, chegando a R$ 120, contra um tíquete médio de R$ 100 registrado em 2010. De acordo com Pellizzaro Junior, esse valor tende a estabilizar-se, devido à escalada do consumo das famílias de renda mais baixa, que costumam adquirir produtos de menor valor agregado.
“Nos últimos quatro anos, 30 milhões de brasileiros realizaram uma compra a prazo pela primeira vez, e a tendência é que esse consumo se mantenha em alta nos no longo prazo. Isso reduz em certa medida o valor do gasto médio com compras, mas aumenta o fluxo de vendas, o que favorece principalmente o lojista de pequeno porte”, avalia.
Esse perfil de consumo favorece as vendas de produtos mais baratos, como é o caso dos itens de perfumaria, jóias e semijóias, calçados, vestuário e acessórios, que devem liderar as vendas este ano, a exemplo do que já ocorreu em 2010.
O Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio nacional, perdendo apenas para o Natal e para o Dia das Mães.
Enquete
O otimismo do varejo também foi verificado por meio de uma enquete que foi ao ar nos sites da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
A consulta mostrou que 70% dos lojistas esperam vender mais de 10% no Dia dos Namorados deste ano, enquanto que 16% esperavam uma alta de até 10% nas vendas em relação ao resultado de 2010.
Lojistas que previam queda de até 10% nas vendas somaram 2%, e os que apostam em retração superior a 10% totalizaram 6%. Pessoas que não esperaram aumento ou queda nas vendas somaram outros 6%.
No que diz respeito ao valor gasto com presente, 44,8% das pessoas que responderam a enquete disseram pretender gastar de R$ 50 a R$ 100 este ano. Consumidores que planejam desembolsar mais de R$ 100 com presentes somaram 24,1%, e os que querem gastar até R$ R$ 50 correspondem a 31,1% dos consultados.
