Os consumidores aproveitaram o mês de julho para limpar o nome no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), de acordo com os dados apresentados hoje pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). No mês passado, houve um aumento de 17,92% no número de pessoas que regularizaram seus débitos em relação a junho. Na comparação com julho do ano passado, o aumento foi de 4,34%. Conforme os dados, no acumulado dos sete primeiros meses de 2010, houve alta de 5,58% em relação a igual período de 2009.
Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, o movimento tem sido constante nos últimos meses, mas houve uma ênfase maior no mês passado. “Julho é mês de férias e muita gente que não foi viajar aproveitou para pagar as contas”, avaliou. Outro fator que pode ter contribuído para o movimento no mês passado foi o segundo lote de restituição do Imposto de Renda (IR), que liberou pagamentos para 2 milhões de contribuintes, no valor total de R$ 2,09 bilhões.
Pelos dados da CNDL, as mulheres realizaram 52,3% dos cancelamentos de julho, ante 47,7% dos homens. Por faixa etária, a maioria dos cancelamentos (27,88%) ocorreu entre consumidores com idade entre 30 a 39 anos. A menor parte (6,76%) foi identificada entre indivíduos acima de 65 anos. No mês passado, 22,32% dos consumidores ficaram inadimplentes até 13 dias. Outros 14,08% ficaram inadimplentes até 30 dias, enquanto 11,08% atingiram até 60 dias.
Em outubro, o comércio brasileiro lançará a campanha de refinanciamento para o consumidor endividado, batizada de “Eu quero meu consumidor de volta”. O movimento, que será uma espécie de Refis para o consumidor, busca livrar o cliente de dívidas, para que ele possa consumir no Natal, melhor época do ano para o setor. Em princípio, a renegociação contará apenas com a cobrança de correção monetária da dívida – e não mais do juro no período -, não só para as parcelas em atraso, mas também para as que vencerão.
Dia dos Pais
O volume de vendas do comércio varejista nas vésperas do Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto, foi além das expectativas do presidente da CNDL. A projeção para o período era de um crescimento nas vendas de 7% ante a mesma data de 2009, mas o incremento foi superior a 10%. “O Dia dos Pais foi bastante expressivo, muito além da nossa expectativa”, disse. Isso significa, segundo ele, que o mês de agosto deve continuar a apresentar números positivos para o setor, assim como já foi visto em julho.
De acordo com o presidente da CNDL houve melhora tanto da quantidade quanto da qualidade de venda, com aumento do ticket médio da ordem de 18% na comparação com o mesmo período do ano passado. A elevação, segundo Pellizzaro Junior, pode ser atribuída ao aumento da venda de eletrônicos. “O consumidor estava com mais dinheiro”, resumiu.
Pellizzaro Junior ressaltou que a importância do Dia dos Pais no calendário do comércio está crescendo a cada ano. Apesar de ser ainda a quarta melhor data para o setor – atrás de Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados -, os números já se aproximam dos apresentados no Dia dos Namorados. Na avaliação do presidente da CNDL, o fenômeno pode ser explicado pelo aumento cada vez maior da mulher no mercado de trabalho, que acaba comprando presentes para que o filho presenteie o pai.
