O número de registros incluídos no SPC, que mede a inadimplência no País, apresentou queda de 0,65% em maio deste ano na comparação com abril. De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o resultado reflete o cenário econômico positivo, a determinação dos consumidores em quitar suas dívidas e a preocupação com o planejamento das compras nas datas comemorativas do Dia das Mães e do Dia dos Namorados.
Na comparação com maio de 2009, houve um crescimento de 2,07%, que, segundo o presidente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Roberto Alfeu, pode ser explicado pelo aumento das vendas e das operações de crédito – que cresceram 17,5% na comparação com abril do ano passado. Neste caso, a taxa de inadimplência voltou a subir já que em abril havia recuado 3,93% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
No acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, porém, houve uma queda de 2,07% na taxa de inadimplência. “A tendência da inadimplência é diminuir. É preciso educar a população. As vendas estão aumentando pela renda familiar. Nós temos mais emprego, mais dinheiro na economia”, destacou Alfeu.
Divulgado hoje em Belo Horizonte, o indicador CNDL/SPC Brasil de vendas e inadimplência apontou também que o número de consultas ao banco de dados para compras a prazo e pagamentos de cheque apresentou um crescimento de 13,26% em maio na comparação com abril de 2010. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 7,27%.
A explicação, segundo a CNDL, está no “maior dinamismo da economia e o nível de desemprego em declínio no País, atingindo o menor patamar da série histórica para um mês de abril de 7,3% ante 8,9% no mesmo período do ano passado”. No acumulado do ano, o crescimento do número de consultas é de 7,65%.
Pelos dados da CNDL, no mês passado foi registrado o maior número de inadimplentes nas faixas abaixo de R$ 250 – 75,74% do total. A grande disponibilidade de crédito a juros baixos, que leva ao parcelamento das compras, explica a concentração em dívidas de valores baixos.