Os empresários do comércio ficaram menos otimistas em janeiro, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgados nesta quinta-feira, 30. O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) recuou 2,4% em janeiro ante o mesmo mês de 2013, o sexto resultado negativo consecutivo.
Em janeiro, houve deterioração nas expectativas para os próximos meses e na percepção sobre as condições atuais. Segundo a CNC, os juros mais elevados e a desvalorização do real em relação ao dólar explicam o recuo de 2,3% no indicador que mede as expectativas do empresário do comércio, em relação a janeiro do ano passado.
Já o indicador que mede a percepção sobre as condições correntes registrou queda de 5,6%, puxado pelo tombo de 9,3% na avaliação sobre a situação da economia. Por outro lado, a recuperação das vendas do comércio nos últimos meses fez melhorar em 0,6% a expectativa de investimentos em janeiro ante janeiro de 2013.
Na comparação com dezembro, o Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) mostrou redução de 2,3%, mas o movimento é considerado sazonal, uma reação à desaceleração típica das vendas do comércio no início do ano.