A CNB-CUT (Confederação Nacional dos Bancários ligada à Central Única dos Trabalhadores) criticou o HSBC Bank Brasil pela iniciativa de abrir agências bancárias aos sábados. ?A medida é ilegal e passa por cima da vontade da categoria no meio da campanha salarial?, diz nota divulgada ontem pela confederação.

continua após a publicidade

O HSBC anunciou na quinta-feira que vai abrir agências bancárias aos sábados, a partir de hoje. Inicialmente, apenas três agências do interior de São Paulo farão atendimento ao público aos sábados – Piracicaba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. A iniciativa será testada por seis meses.

Para implantar esta nova medida, o HSBC assinou um acordo coletivo com a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

?É um absurdo que o movimento sindical mais uma vez seja surpreendido pelo anúncio de uma medida de tal gravidade por meio da grande imprensa, sendo que o banco já sabe que os bancários não aceitam essa medida?, diz Miguel Pereira, da CNB-CUT.

continua após a publicidade

Pereira contesta ainda a argumentação do HSBC de que seria contratada nova equipe para o trabalho aos sábados.

?Quem vai abrir e fechar as agências? O responsável por elas não irá trabalhar? E o cofre? E mais, todo o trabalho do sábado será processado na segunda, sobrecarregando ainda mais aqueles que trabalham durante a semana?, questiona o dirigente da CNB-CUT.

continua após a publicidade

Para a confederação, a medida é ilegal. ?A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) estabelece que a jornada legal de trabalho da categoria é de seis horas, de segunda a sexta. Além do fato de existir normativo sobre o funcionamento dos bancos, estabelecendo que as agências abrem nos mesmos dias definidos em lei?, informa.

Outro lado

O HSBC, por sua vez, informou que ?não está infringindo nenhuma lei?. ?O HSBC tem um acordo legal com a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul?, informou o banco por meio de sua assessoria de imprensa.

O banco informou que ofereceu esse acordo para outros sindicatos, inclusive para a CNB-CUT. ?Mas as negociações com a CUT não progrediram, porque a central se posicionou contra desde o início. Por isso, o HSBC procurou outros sindicatos que demonstraram interesse pela proposta.?

A assessoria da instituição ressalta, ainda, que a abertura das três agências em cidades do interior de São Paulo é ?um projeto piloto, que será testado por seis meses? e foi possível após ?muita negociação com os sindicatos e aprovação de seus filiados?.

O banco reafirmou também que contratou 16 pessoas que trabalharão somente aos sábados – cinco para a agência de Ribeirão Preto, cinco para São José do Rio Preto e seis em Piracicaba. ?É uma equipe específica e auto-suficiente para trabalhar aos sábados.?