economia

CMN reduz de 7,5% para 7% TJLP para período de 1º de abril a 30 de junho

O Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu reduzir a Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP) de 7,5% para 7% ao ano. A decisão foi tomada em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira, 30, e o anúncio aconteceu nesta noite por meio do sistema de comunicação do Banco Central com o mercado financeiro, o BC Correio.

Não houve anúncio público.

O juro de longo prazo usado como referência para os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estava em 7,5% desde o início de 2016. Segundo resolução assinada pelo presidente do BC, Ilan Goldfajn, a nova taxa vigorará no período entre 1º de abril e 30 de junho de 2017.

Principal referência para o crédito voltado ao financiamento de investimentos, como as operações do BNDES, a TJLP é calculada com base na meta de inflação e num prêmio de risco.

A reunião ordinária do CMN de março estava programada originalmente para esta quinta-feira, mas acabou sendo adiada para a sexta-feira e a decisão foi comunicada nesta quinta à imprensa.

Não havia previsão de reunião extraordinária do Conselho e a agenda do presidente do BC, por exemplo, foi alterada para inclusão desse compromisso sem qualquer aviso.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo