O prefeito Beto Richa foi convidado pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton para o 5º encontro anual da Clinton Global Initiative (CGI) – fundação internacional criada pelo ex-presidente, que dá apoio financeiro para projetos nas áreas de educação, saúde e meio ambiente nas regiões mais carentes do planeta. O evento acontecerá em Nova York, nos Estados Unidos, de 22 a 25 de setembro, e reunirá líderes globais dos setores empresarial, político e governamental.
Em carta enviada ao prefeito, Clinton informou que o objetivo do encontro deste ano será a discussão da crise econômica internacional. “Neste tempo de incertezas, temos a extraordinária oportunidade de reconstruir nossa economia de forma sustentável. Por isso precisamos da cooperação dos líderes de todos os cantos do mundo”, argumenta Clinton.
O prefeito encaminhou a resposta ao ex-presidente norte-americano nesta terça-feira (12), agradecendo o convite e comprometendo-se a analisar a possibilidade de participar do evento. Richa recebe, em média, sete convites por mês para participar de eventos internacionais. Até abril deste ano, foram 29 convites. “Curitiba, com modelos bem-sucedidos nas áreas de transporte, meio-ambiente e infra-estrutura, desperta cada vez mais interesse de outros países e esses convites nos honram”, afirma o prefeito. “Temos muita experiência para compartilhar e, claro, também muito a aprender com modelos de sucesso no exterior.”
Em 2007, Richa foi palestrante no maior evento mundial sobre mudanças climáticas, a Cúpula Mundial das Grandes Cidades para o Clima, realizada em 2007, também em Nova York. O evento foi organizado pelo grupo das 40 maiores cidades do mundo (C40) e pela Fundação Clinton, numa parceria contra o aquecimento e as mudanças climáticas decorrentes da destruição do meio ambiente.
No evento, que acontece a cada dois anos, o prefeito curitibano apresentou o painel Transporte e Emissão de Gases, ao lado do prefeito de Londres, Ken Livingstone. Richa apresentou o sistema de transporte coletivo de Curitiba, as ações de preservação do meio ambiente da cidade, e novos projetos, como a Linha Verde e o Biocidade.
A inserção de Curitiba nas grandes discussões internacionais cresceu nos últimos anos. Em março de 2006, a cidade sediou as Conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Biodiversidade e Biossegurança (COP8 e MOP3). Em 2008, Richa participou da COP9 na Alemanha, a convite da ONU, e falou sobre os resultados dos debates em Curitiba.
Pelo papel ativo neste cenário, a cidade foi incluída no grupo adicional de 18 cidades afiliadas ao C40: Amsterdã (Holanda), Austin (EUA), Barcelona (Espanha), Basiléia (Suíça), Changwon (Coréia do Sul), Copenhague (Dinamarca), Heidelberg (Alemanha), Nova Orleans (EUA), Portland (EUA), Roterdã (Holanda), Salt Lake City (EUA), San Francisco (EUA), Seattle (EUA), Estocolmo (Suécia) e Yokohama (Japão).
Em 2009, Curitiba foi mais uma vez convidada para o encontro bienal das C40, que acontecerá de 18 a 21 de maio em Seul, capital da Coréia do Sul. A cidade será representada pelo secretário municipal de relações internacionais, Eduardo Pereira Guimarães. Em palestra, Guimarães abordará o tema “Biocidade – Biodiversidade Urbana”, na sessão plenária que será realizada no dia 20.