Cliente faz fila para comprar em liquidação

Sob os slogans de ?bombásticas? ou ?fantásticas?, as liquidações de início de ano, conhecidas como saldões, prometem levar hoje às ruas de Curitiba consumidores ávidos pelos descontos de até 70% prometidos por algumas lojas de móveis e eletrodomésticos. As redes pretendem eliminar boa parte do mostruário e estoques, priorizando a venda à vista e começando o expediente cedo, por volta das 6h. Na tarde de ontem, já havia filas em frente às lojas, provando que a paciência e o décimo terceiro de muita gente não se esgotaram durante as compras de final de ano.

O diretor comercial das lojas Colombo, Arnildo Heimerdinger, explica que a rede espera vender nas unidades do Paraná durante os dois dias de saldão (hoje e amanhã) 25% do total de produtos comercializados ao longo de todo o mês. O motivo, segundo ele, é a possibilidade de o consumidor economizar. ?Há produtos com até 70% de desconto, embora a maioria fique entre 10% e 20%. Mas todos eles estão em oferta?, adianta. O diretor afirma ainda que, embora as quantidades sejam limitadas, mesmo quem não chega cedo encontra boas oportunidades de compra. ?Se vendermos 30% do estoque de cada loja é um número excepcional. Isso significa que, ainda que esse índice seja alcançado, ainda resta a maior parte das mercadorias à disposição, uma vez que cada consumidor tem suas necessidades, as expectativas são as mais diversas e, por isso, não vende tudo na hora.?

A rede de lojas Magazine Luiza, que também realiza saldão hoje, promete descontos equivalentes ao da concorrência. O gerente Paulo Gonçalves, de uma das unidades da Avenida Marechal Deodoro, em Curitiba, estima que as vendas alcancem os R$ 200 mil. ?Cerca de quatro vezes o que fazemos em um dia normal?, equipara. A expectativa em todo o Brasil é que as vendas cheguem a R$ 50 milhões, tal como no ano passado.

Fila

Dezenas de pessoas passaram a noite em frente às lojas para aproveitar os dez minutos de exclusividade proporcionados aos primeiros que entram. Foi o caso do motorista Aimoré Moreira, que iniciou uma das filas por volta das 12h de ontem na expectativa de comprar uma TV de 29 polegadas e duas bicicletas. ?É a segunda vez que compro assim, vale muito a pena. A gente consegue pagar até a metade do preço normal?, garante o comprador, que prioriza chegar cedo: ?Quem demora só pega caixa vazia?.

Shoppings também liquidam

Nájia Furlan

As tradicionais liquidações dos shopping centers de Curitiba ainda não começaram. No entanto, por conta própria, muitas lojas já deram início às grandes promoções que aquecem as vendas nos meses de janeiro e fevereiro. Descontos de até 60% são dados para atrair os clientes.

Como informa a assessoria de imprensa da rede de lojas Renner, presente em quase todos os shoppings locais, a promoção ?Grandes Ofertas? começou ontem e vai até o dia 31. De acordo com o diretor de operações da rede, a liquidação ?prepara a loja para a renovação da coleção, antecipando as tendências de moda?. Segundo ele, alguns itens chegam a ter o preço reduzido pela metade.

Outra loja que já está liquidando o estoque é a Maria Bonita Extra, no Shopping Barigüi. Segundo a proprietária, Vivian Mori, a edição anterior da liquidação de janeiro dava descontos de até 50%. Porém, isso prejudicava um pouco as vendas de dezembro, pois os clientes esperavam para comprar depois. Este ano, os descontos vão de 30% a 40%. ?A liquidação ajuda bastante a melhorar o movimento nos meses de janeiro e fevereiro, que costumam ser parados. O fluxo de pessoas na loja aumenta de 30% a 50%?, afirma. Ainda de acordo com Vivian, em janeiro de 2006, durante a liquidação, a loja chegou a faturar R$ 90 mil.

No Shopping Crystal, a loja Cori oferece descontos de 30% a 50%, de acordo com as peças e as marcas. Como explica o proprietário Sildemar Paulucci, a liquidação nesta época do ano aumenta muito a clientela, principalmente de turistas que passam por Curitiba. De acordo com Paulucci, em janeiro de 2006 as vendas representaram 50% das do Natal anterior, que geralmente são três vezes maiores que das outras épocas. ?No ano passado, em janeiro tivemos nosso segundo Natal. Este ano, os dois primeiros dias da liquidação já estão surpreendendo, foram maiores que nos primeiros dias do ano passado?, comemora.

Procon recomenda tomar cuidado

De acordo com a coordenadora do Procon no Paraná, Ivanira Gavião Pinheiro, existem alguns cuidados a se tomar ao enfrentar as ?mega liquidações?.

– A primeira recomendação é que a pessoa analise se precisa de fato do que vai adquirir;

– Que faça uma pesquisa no mercado para saber se é mesmo promoção ou se não passa de publicidade; e se a diferença de preço compensa passar a noite na fila e enfrentar tumulto;

– Sobre as questões dos juros, as pessoas devem ter cuidado quanto às parcelas, o juros embutido e o preço final do produto;

– Outra recomendação é que seja verificado se o produto está em boas condições, pois muitas vezes, durante as promoções, podem estar danificados;

– A última dica é exigir e guardar a nota fiscal, pois é a única maneira de reclamar e, se for o caso, reivindicar troca.

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