O Centro Internacional de Tecnologia de Software (Cits) completa hoje dez anos de fundação. Criado com o objetivo de fazer de Curitiba um centro de referência em produção de software, a entidade pode comemorar o dever cumprido. O Centro é um dos três maiores do Brasil em tecnologia de informação com projetos exportados para o Japão e Alemanha. Parte do sucesso deve-se a própria filosofia do centro.
O Cits é uma fundação de desenvolvimento tecnológico sem fins lucrativos, que visa apenas o aprimoramento da pesquisa científica. “Não estamos no mercado para competição”, explica Renato Follador, coordenador executivo do Cits. A entidade é parceira de empresas de diversos setores como telecomunicações, automação, energia e informática.
A cooperação funciona apenas para projetos que envolvam alta tecnologia e o Cits recebe das empresas apenas para pagar seus 280 funcionários e técnicos. Segundo Follador, o Centro difere de uma universidade pelo fato de direcionar suas pesquisas e aplicá-las enquanto a academia faz pesquisa pura.
Um dos mais recentes trabalhos do Cits está sendo feito em conjunto com a Siemens. O Centro está atuando no desenvolvimento de tecnologia GSM para celulares. Essa tecnologia permite operar ao aparelho sem limite de distância. “Hoje em dia se você estiver no Rio seu celular só vai funcionar com a mudança de freqüência. Se você estiver fora do País ele não vai funciona de jeito nenhum”, explica Follador.
Outro destaque do Cits é o software de controle hospitalar desenvolvido para a Santa Casa de Porto Alegre.
Atualmente o centro tem sua mesa diretora composta por representantes do empresariado, do governo estadual e das universidades.