Os gastos com cigarros, bebidas, loterias, correios e mensalidades de internet, entre outros, tornaram a inflação do grupo Despesas Diversas, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S), mais salgada em 2009. Segundo informou hoje a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a inflação do grupo foi de 9,11% em 2009. Já o IPC-S geral fechou 2009 com alta de 3,95%.
Ao analisar a movimentação de preços entre os produtos no varejo, a FGV informou que as altas mais expressivas no ano passado foram registradas em aluguel residencial (6,86%), cigarro (21,14%) e tarifa de eletricidade residencial (5,44%). Já as baixas mais expressivas foram apuradas nos preços de tomate (queda de 21,37%), feijão carioquinha (recuo de 31,76%) e passagem aérea (baixa de 25,36%).
Considerando os grupos, o segundo patamar de elevação mais forte, no ano passado, foi registrado por Educação, Leitura e Recreação (4,69%), cujos preços avançaram 5,77% em 2008. Essa classe de despesa foi seguida, em ordem decrescente, pelo aumento apurado nos preços de Saúde e Cuidados Pessoais (4,67%), que subiram 6,27% em 2008. No grupo Habitação, houve alta de 4,52% em 2009, após avanço de 4,49% em 2008.
O menor impacto de elevação de preços no ano passado ficou por conta do grupo Alimentos, cuja taxa de inflação foi de 2,59% em 2009, em comparação com a alta de 10,15% apurada no ano anterior. O cenário é bem diferente do apurado em 2008, quando a inflação dos alimentos foi a de maior impacto entre os setores do varejo usados para cálculo do IPC-S.