O varejo brasileiro cresceu no ano passado conforme a receita nominal de vendas 13,4% frente ao exercício de 2012, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), lançado nesta segunda-feira, 3, pela empresa de adquirência Cielo. No conceito deflacionado, ou seja, descontando a inflação, a expansão foi de 5,7%, na mesma base de comparação.
No mês de dezembro, o indicador da Cielo apontou avanço de 13,2% no faturamento nacional do varejo brasileiro ante igual intervalo de 2012. Segundo Rômulo de Mello Dias, presidente da Cielo, o ICVA endereça uma promessa que a adquirente fez no contexto da sua abertura de capital (IPO, na sigla em inglês), de fazer um trabalho de inteligência com a sua base que no ano passado registrou 5 bilhões de transações que totalizaram R$ 450 bilhões em volume financeiro capturado em suas máquinas (POSs, na sigla em inglês).
“O indicador é uma evolução natural do nosso trabalho de inteligência. Ele é baseado em fatos e dados e não pesquisas amostrais. Essa é a beleza do nosso índice”, avaliou o presidente da Cielo, durante evento de lançamento do ICVA, acrescentando que o volume capturado pela adquirente em 2013 representa 9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e 14% do consumo das famílias brasileiras.
O executivo lembrou ainda que o indicador da Cielo não guarda nenhuma relação com a performance da companhia uma vez que são retirados os efeitos de substituição do cheque e do dinheiro pelo plástico além das perdas de clientes e variação de market share. O novo índice será mensal com comparação anual e terá como base um grupo de 24 setores mapeados pela adquirente, que inclui de pequenos a grandes varejistas.
A Cielo começou a trabalhar no indicador este ano embora o tema já estivesse no planejamento da companhia desde o IPO, conforme Dias. O índice será divulgado todo dia 14 de cada mês retroativo ao mês imediatamente anterior. A adquirente não descarta no futuro a possibilidade de dividir o desempenho do varejo físico do eletrônico. Atualmente, ambos estão representados no mesmo indicador.
Regiões
Na avaliação regional, o ICVA mostrou que as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram destaque de crescimento em 2013 ante um ano. As expansões foram, conforme o indicador da Cielo, de 16,8% no norte e 15,3% no nordeste e centro-oeste. Sul e Sudeste cresceram 14,8% e 12,5%, respectivamente. Por estados, os destaques foram Amapá e Piauí, sendo os dois com crescimento de 21,4% no faturamento nominal das lojas em 2013. Tocantins veio em seguida com avanço de 20%.
A bandeira internacional MasterCard também tem um índice voltado para o varejo brasileiro, o SpendingPulse, lançado no começo do ano passado. O relatório tem como base as atividades de vendas na rede de pagamentos da marca e as estimativas para as demais formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.