Cidades menores geraram mais empregos no Paraná

Municípios com menos de 50 mil habitantes foram responsáveis pela geração de maior volume de empregos no Paraná no primeiro semestre desse ano. Enquanto o nível de emprego nessas cidades cresceu 9,66% entre janeiro e junho, com 50.136 vagas, nos 29 principais municípios do Estado o crescimento foi de apenas 3,36%, com 45.079 novos postos de trabalho. Os dados fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, e foram divulgados ontem pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, regional Paraná (Dieese-PR).

O balanço revela ainda que o interior do Estado é mais dinâmico do que Curitiba e região metropolitana (RMC) quando o assunto é geração de empregos. No interior o nível de emprego cresceu 6,44% no primeiro semestre (com 71,5 mil vagas); já na RMC o índice foi bem menor (3,16%), com a criação de 23,6 mil vagas.

?O que tradicionalmente puxa a geração de empregos no primeiro semestre é a agroindústria?, apontou o economista Sandro Silva, do Dieese-PR. Entre as mesorregiões, a do Norte Pioneiro foi a que registrou o melhor desempenho, com crescimento de 16,20% no emprego no primeiro semestre, por conta das usinas de álcool e açúcar. Em seguida, aparece o noroeste, com crescimento de 15,59%, puxado pelas indústrias de alimentos e bebidas, vestuário, além da agricultura. Na outra ponta, o centro-sul apresentou o pior desempenho (1,26%), com redução na geração de emprego na construção civil, administração pública, agricultura e indústria da madeira e mobiliário.

De acordo com o economista do Dieese-PR, a tendência é que no segundo semestre haja uma reversão, reduzindo a diferença na geração de empregos entre maiores e menores municípios até o final do ano. Prova disso é que no acumulado dos últimos 12 meses, os 29 principais municípios apresentaram crescimento do nível de emprego de 6,12%, pouco acima de 5,91% registrado pelas demais cidades.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo