Ciclo de alta do consumo não terminou, diz Hypermarcas

O presidente da Hypermarcas, Claudio Bergamo, avaliou que o ciclo de alta de consumo e crescimento da classe média no Brasil ainda não acabou, embora o momento atual seja de maior seletividade do consumidor. Ele participou de mesa-redonda com outros executivos de varejo e consumo durante evento em São Paulo, nesta quinta-feira, 22.

Bergamo afirmou que acredita que os consumidores brasileiros hoje estejam num processo que ele definiu como “smart up”. Para ele, num momento inicial em que houve maior expansão de renda e ascensão da classe média, as compras das famílias cresciam de forma acelerada e generalizada. “Agora o consumidor começa a fazer escolhas mais inteligentes, avaliando melhor a relação de custo benefício dos produtos”, comentou. Ele diferenciou esse processo do chamado “trade down”, que seria apenas a troca por produtos de menor preço.

Para o executivo, o atual momento exige que as companhias do setor invistam mais em inovação e em conhecer o consumidor. “Acho isso até saudável, vai forçar companhias a melhorar”, completou.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo