Depois de dois anos de pesquisa, a Cuore Di Cacao traz uma inovação dentro do conceito de produção de chocolates finos. A premiada chocolateria paranaense sempre elaborou seus produtos com chocolates de origens francesa e belga, mas neste ano, na campanha de Páscoa de 2013, pela primeira vez, complementará sua linha com uma coleção feita com o cacau brasileiro da melhor qualidade, proveniente do interior da Bahia, e denominada de “Coleção Brasil”.
Com a novidade, a Cuore di Cacao se torna uma das pioneiras no processo de produção de chocolate a partir da amêndoa de cacau. “Acompanhamos etapas importantes no processo de produção, como a torrefação, que influenciam diretamente no sabor do chocolate”, explica a chocolatière Carolina Schneider, responsável pela elaboração deste chocolate exclusivo e pelas criações da chocolateria. No processo industrial essas etapas não têm esse nível de cuidado, pois os chocolates são feitos a partir da massa pronta de cacau.
Carolina, que se especializou em cacau e degustação de chocolates no Instituto CIRAD, em Montpellier, na França, ressalta que a produção a partir da amêndoa exige estudo, detalhe e paciência. “Eu fui para a Bahia conhecer de perto as plantações porque queria saber em que condições a amêndoa deixa a fazenda. Fizemos vários testes com sabores e variedades e, depois de muita pesquisa, encontramos o resultado desejado”, revela.
País do chocolate
Um chocolate exclusivo de fabricação própria, batizado de Ouro Negro, é a estrela da Coleção Brasil e permanecerá no portfólio da marca. O nome Ouro Negro deve-se ao conceito de agregar valor ao cacau, transformando a matéria-prima em ricas delícias gastronômicas, o que é o grande diferencial das chocolaterias artesanais.
Para a Páscoa destacam-se os sabores brasileiros como o Cumaru e o Cupuaçu. “Agora temos nosso chocolate, legitimamente brasileiro e queremos mostrar que também somos o país do chocolate”, diz Bibiana Schneider, designer responsável pelo conceito visual da marca e embalagens.
Os sabores dos ovos de Páscoa fazem referência à cultura brasileira, seus sabores e suas cores. A começar pelo Pé de Moleque, chocolate ao leite com crocante de amendoim; o Meio Amargo, com grué de cacau brasileiro; Meio Amargo, com castanha de caju e Metades de Ovos Recheados, nos sabores cupuaçu, banana com canela, balinha de coco, cumaru, paçoquinha e caipirinha.
Além de kits com três metades de ovos recheadas, que podem ter os sabores escolhidos, a coleção traz kits de chocolates harmonizados com cachaça Premium e Cestas de Páscoa com diversas combinações de produtos para presentear (as cestas em Capim Dourado são produzidas por uma comunidade de Goiás).
Na linha Kids os lançamentos são o ovo “explosivo” de chocolate ao leite e um kit lúdico que acompanha uma casa de passarinho e adesivos para customizar. Os produtos da campanha têm edição limitada. Os fãs dos palets tradicionais e demais produtos da Cuore di Cacao não foram esquecidos.
Os chocolates já consagrados do portfólio da marca e os grandes sucessos de outras Páscoas, tais como ovo de caramelo com flor de sal, damasco e praliné de avelãs, seguem disponíveis nas duas lojas em Curitiba e pela boutique online. A Cuore Di Cacao funciona de segunda a sábado das 10h30 às 19h e aceita encomendas especiais.