Personagens como o Homem Aranha, Hello Kitty e a Moranguinho ajudam a vender mais produtos na Páscoa que o próprio chocolate. E é por isso que cada vez mais as indústrias estão investindo em atrativos para o público infantil, e também adulto, para agregar valor às guloseimas tradicionais da época. De acordo com dados da Nielsen, ovos infantis com brinquedos respondem por 27% do volume e 35% das unidades vendidas, além de apresentar crescimento de 12% em relação a 2006. Para algumas marcas os chocolates com brindes já representam 70% da produção.
É o caso da Top Cacau, que vem investindo em personagens populares entre a criançada. ?Os varejistas estão descobrindo que associar suas marcas a personagens consagrados pelas crianças e jovens é uma poderosa ferramenta de fidelização de clientes na Páscoa?, afirmou o gerente da marca, Philippe Matarangas. Até mesmo a Kopenhagen, que está completando 80 anos no Brasil, resolveu investir, nos últimos três anos, no público infantil. A opção é uma caixa de tabletes de chocolate que vem acompanhada de um quebra-cabeça interativo. ?Estamos investindo no futuro formador de opinião e consumidor?, disse o gerente de marketing, Fernando Cunha.
A empresa italiana, Ferrero, que fabrica o Kinder Ovo, foi pioneira em lançar chocolates com brinquedos, e hoje 30% da sua linha vem com algum tipo de atrativo. A marca está apostando em uma promoção regionalizada para o Sul do Brasil, onde serão comercializados o Kinder Ovo Magic que virá com peças de pelúcia com motivos do fundo do mar. A Kraft – que comercializa os produtos com a marca Lacta também está de olho no Sul, onde venderá com exclusividade um Lacta MTV, que vem com um cartão que permite ao consumidor fazer download de três músicas de bandas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O gerente de marketing de Páscoa da Kraft Vinicius Germano afirmou que a estratégia será atrair o público jovem. Segundo ele, desde 2004 a introdução de brindes com os chocolates vem se tornando uma tendência o primeiro lançamento da Lacta foi em 2001 com os ovos Trakinas com brinquedos – e hoje, além da criançada, outros públicos passam a ser alvo das marcas. ?A proposta do brinde é prolongar a relação com o consumidor com a marca?, disse. Nesta Páscoa a Kraft terá como atrativos peças como rádio FM, relógio, mini-game, carrinho de corrida, mini-boneca, e embalagem que pode ser usada como bombonnière.
Dos 14 lançamentos da Garoto para a data, nove vem com brindes. Eles estão apostando em personagens como Shrek, Smilingüido e Puffy, além de brindes como rádio FM, gloss labial e bolsa, para atrair a criançada. A empresa também terá uma promoção para São Paulo com ovos com bilhete de entrada para o Hopi Hari. E para o público adulto, ovo com um pingente folhado a ouro. E a Nestlé vai apostar em latas colecionáveis com imagens que marcaram a história da empresa. Além disso, terão cinco ovos com brinquedos dos personagens Homem Aranha, Batman e As Meninas Superpoderosas.
Empresas apostam em novidades para novos públicos
As indústrias de chocolate, de olho em um público consumidor que quer manter a forma ou tem alguma restrição alimentar, também investiram pesado em novos produtos. Aliadas com associações de classe, querem conquistar a fidelidade desses consumidores.
A Fábrica Gralha Azul, que comercializa os produtos da Salware, está apostando em versões amargo, soja, soja sem açúcar ou diet, ao leite e branco. Em média, cada tablete de 20 gramas dos chocolates especiais Salware diet ou sem açúcar têm 100 calorias, quase 25% menos que um pão francês. A Nestlé trará esse ano a versão do Alpino Diet, um produto com 240 gramas sem edição de açúcar, e vem com a chancela da Associação Nacional de Assistência ao Diabético (Anad). Assim como, ovo de Páscoa Sollys, com 190 gramas de chocolate com soja recheado com tabletes de chocolate sem lactose e colesterol.
Já a Garoto está relançando o Talento Diet, que vem chocolate ao leite diet com pedaços de avelã na casca. O produto também tem selo do Anad. A Lacta continua com o ovo Lacta Diet, com chocolate ao leite que vem recheado com ovinhos de chocolate diet. São 118 calorias em 25 gramas. A Arcor também terá ovos na versão light com 25% de redução de gorduras.
A Itamaraty lança para a Páscoa ovos da linha light/diet, com produtos 0% de açúcar. E a Village está lançando uma linha de bolo pascal ligth, que além de não ter açúcar, contém alto teor de fibras e 25% menos calorias. O produto utiliza um adoçante artificial criado a partir do açúcar (sucralose), sem contra-indicações para crianças e gestantes. (RO)