Chipre estuda nova taxa para depósitos acima de ?100 mil

O governo do Chipre está considerando a possibilidade de reintroduzir uma pequena taxa sobre depósitos bancários acima de 100 mil euros a fim de levantar recursos necessários que garantam um pacote de resgate da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), segundo fontes com conhecimento do assunto.

O imposto, no entanto, seria significativamente menor que a proposta original de 9,9%, que foi rejeitada pelo Parlamento cipriota na última terça-feira. Já depósitos inferiores a 100 mil euros ficaram isentos, disseram as fontes. Originalmente, depósitos menores seriam taxados em 6,75%.

De acordo com as mesmas fontes, o plano do governo do Chipre de reduzir o tamanho do Cyprus Popular Bank, também conhecido como Laiki Bank, poderá levar correntistas sem seguro a perder até 40% de seus depósitos.

Pelo plano, o Chipre teria de levantar 3,6 bilhões de euros (US$ 4,65 bilhões) menos do que os 5,8 bilhões de euros que a UE e o FMI exigiram a princípio para liberar o resgate, no valor de 10 bilhões de euros, afirmou uma das fontes. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna