A China fechou 2009 como principal destino dos produtos brasileiros. Os chineses assumiram a liderança no lugar dos Estados Unidos, que reduziram em 42,4% a compra de produtos brasileiros ao longo do ano passado, informou hoje o secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Welber Barral.
Segundo os dados do MDIC, as exportações brasileiras para a China aumentaram de US$ 16,4 bilhões, registrados em 2008, para US$ 19,9 bilhões, em 2009 – o que significou uma expansão de 23,1%. Agora, as exportações para a China representam 13,1% da pauta brasileira.
Já as vendas brasileiras para os EUA caíram de US$ 17,7 bilhões, em 2008, para US$ 15,7 bilhões, em 2009, ficando em segundo lugar, com 10,3% da pauta de exportações do Brasil.
Os EUA, no entanto, continuaram liderando, em 2009, o ranking dos vendedores de produtos ao Brasil. Os dados do MDIC mostram que US$ 20,2 bilhões das importações brasileiras vieram do mercado norte-americano, e US$ 15,9 bilhões, da China.
Os EUA, no entanto, continuam na liderança da corrente de comércio com o Brasil, totalizando US$ 35,9 bilhões. A China ficou em segundo, com US$ 35,8 bilhões, o que, na avaliação do secretário Barral, configura um empate técnico.
Ele disse que, em 2010, o governo brasileiro intensificará ações de promoção comercial para recuperar a penetração dos produtos brasileiros no mercado dos EUA.
“Vamos investir muito em 2010 no mercado americano. Os Estados Unidos podem voltar a ser o primeiro destino dos produtos brasileiros em 2010”, previu o secretário.