O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) na China subiu pela primeira vez em 10 meses, em novembro, aumentando as evidências de que a recuperação econômica do país está firme, uma vez que as quedas de preços fora das fábricas diminuiu, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo governo.
O CPI subiu 0,6% em novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, após registrar queda de 0,5% em outubro, disse o Escritório Nacional de Estatísticas em comunicado. A média das previsões de 15 economistas, ouvidos pela Dow Jones Newswires, foi de uma alta de 0,5%.
O aumento de novembro, puxado provavelmente pela alta dos preços dos alimentos e por uma base de comparação baixa, pode encorajar Pequim a prestar mais atenção aos riscos da inflação, ao invés de se concentrar apenas no crescimento. O governo começou a retirar alguns dos seus estímulos, tais como medidas de apoio ao setor imobiliário, para conter a inflação dos preços dos ativos. As informações são da Dow Jones.