China pode afrouxar política monetária, informa jornal

O China Securities Journal informa em sua edição desta quarta-feira que o banco central chinês poderá afrouxar sua política monetária em novembro, em parte porque a desaceleração do crescimento da economia chinesa está se acentuando devido a uma já prevista redução nos investimentos no setor imobiliário no segundo semestre.

Segundo o jornal, caso o índice de preços ao consumidor mostre uma desaceleração nos preços entre agosto e outubro, será um sinal claro de que as pressões inflacionárias na China entraram em uma tendência de baixa. Assim, novembro seria uma “janela” para que o Banco do Povo da China (PBoC) mexa em sua política monetária.

O índice de preços ao consumidor subiu 6,2% em agosto em relação ao mesmo mês de 2010. Em julho, a alta havia sido de 6,5%. O China Securities Journal também diz que o índice de preços ao consumidor deverá acumular uma alta de 5,5% em 2011, superando a meta do governo, que é de 4%. O jornal cita um diretor do Centro de Informações do Estado, Niu Li, segundo o qual a China deveria permitir uma valorização mais rápida de sua moeda, para combater a inflação e estimular o consumo doméstico. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna