China pede transparência dos EUA sobre investimentos

O processo de revisão da segurança nacional dos EUA para a entrada de investimentos estrangeiros poderia ser mais aberto e transparente, disse hoje o ministro do Comércio da China, Chen Deming, durante a sessão legislativa do Congresso Nacional do Povo.

“Todos os países precisam de sua própria revisão (de investimentos) da segurança nacional. A China também precisa fazer isso”, afirmou, ao acrescentar que o país asiático precisa aprender com o processo dos EUA.

Recentes investimentos chineses têm enfrentado alguns problemas para obter a aprovação do Comitê de Investimentos Estrangeiros dos EUA (CFIUS), incluindo várias propostas feitas pela Huawei Technologies.

Ainda assim, os reguladores dos EUA aprovaram, no mês passado, a aquisição da companhia de gás e petróleo canadense Nexen pela chinesa Cnooc por US$ 15,1 bilhões.

“Porém, muitas vezes as empresas que investem nos EUA não estão cientes se atendem às exigências norte-americanas sobre a segurança nacional”, continuou Chen.

Chen também disse que a China Petrochemical (Sinopec) quer investir em projetos de gás de xisto nos EUA, com participação entre 30% a 50% em tais programas. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna