“As esperanças são grandes” de um aumento na safra de verão de grãos da China, apesar da seca prolongada que afetou a produção de trigo de inverno, disse hoje o ministro da Agricultura da China, Han Changfu, em uma entrevista online à rádio estatal.

continua após a publicidade

Han disse à Rádio Nacional da China que a oferta não é o motivo da alta dos preços agrícolas, acrescentando que a liquidez, as expectativas de inflação, as altas cotações internacionais dos grãos e a especulação são alguns dos fatores por trás das altas dos preços. Han é delegado do Congresso Nacional do Povo. Um forte aumento nos custos do trabalho rural e a urbanização também deram sustentação aos preços, disse ele.

Os preços dos alimentos, que respondem por cerca de 30% do índice de preço ao consumidor da China, subiram mais de 7% em 2010, levando a uma alta no ano passado de 3,3% na inflação, acima da meta do governo de 3%.

continua após a publicidade

Os preços dos vegetais subiram 20% no ano passado, os valores das frutas avançaram 14% e os preços dos grãos subiram 10%, disse Zhang Ping, presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma em entrevista à imprensa no domingo.

A produção de grãos da China subiu 2,9%, para 546,4 milhões de toneladas no ano passado, registrando o sétimo ano consecutivo de crescimento.

continua após a publicidade

“Estamos confiantes de que teremos um crescimento da produção de grãos pelo oitavo ano consecutivo”, disse Zhang, acrescentando que as medidas de apoio do governo deixaram os produtores otimistas em relação à produção de grãos. As informações são da Dow Jones.