A China elevou suas importações de petróleo em abril, mas reduziu suas compras de cobre e minério de ferro, segundo dados divulgados pelo governo chinês.
Em abril, o país importou 30,29 milhões de toneladas de petróleo bruto, alta de 8,6% na comparação anual, de acordo com a alfândega chinesa. Já as importações de derivados de petróleo somaram 2,47 milhões de toneladas no mês, queda de 2,8% na mesma comparação.
Entre janeiro e abril, as importações de petróleo bruto cresceram 7,8% ante o mesmo período do ano passado, enquanto as de produtos refinados recuou 6,7%.
No caso do minério de ferro, as importações somaram 80,21 milhões de toneladas em abril, queda de 3,8% ante igual mês de 2014. No acumulado do ano, entretanto, as importações continuam positivas, com alta de 0,7%.
As importações de cobre e produtos de cobre somaram 430 mil toneladas em abril, queda de 4,4%. No acumulado do ano, o recuo foi de 14%. (Marcelo Osakabe, com informações da Dow Jones Newswires – marcelo.osakabe@estadao.com)