Taiwan (AE) – O Banco de Desenvolvimento Asiático (ADB, na sigla em inglês) elevou sua projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) da China de 9,5% para 10,4% em 2006. O banco atribuiu a continuidade do espetáculo do crescimento do dragão asiático ao forte aumento dos investimentos em ativos fixos e das exportações, mas expressou seu temor em relação à possibilidade de o país se confrontar com uma ?superprodução crônica?.
A economia chinesa registrou um rápido crescimento no primeiro semestre deste ano devido ao notável aumento dos investimentos em ativos fixos e à significativa subida das exportações e das importações frente ao mesmo período do ano passado, frisou Ifzal Ali, economista-chefe do ADB, ao justificar a revisão da projeção divulgada pelo banco em abril.
Os investimentos em ativos fixos aumentaram 29,8% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. As exportações, por outro lado, subiram 25%, enquanto as importações cresceram 21,3%, originando um superávit comercial de US$ 61,4 bilhões. ?Esses resultados foram determinantes para a expansão de 10,9% do PIB no período janeiro-junho?, disse Ali.
Ali previu um ?modesto esfriamento da economia chinesa? ao lembrar as medidas monetárias e administrativas adotadas pelo governo para frear o alucinante ritmo de crescimento da economia nacional. ?Haverá uma superprodução crônica, se a atual febre de investimentos em ativos fixos continuar?, disse.
O ADB também criticou duramente o comportamento econômico dos governos locais em relação à questão dos investimentos em ativos fixos. ?Não é possível que alguns governos locais continuem investindo em rodovias ou parques industriais que ninguém utiliza?, disse o economista-chefe do banco na China, Tang Ming.
