Rio (AG) – A Petrobras vai fechar o primeiro contrato de exportação de petróleo para a China. O diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, afirmou que o contrato prevê a venda de 12 milhões de barris de petróleo pesado, produzido no campo gigante de Marlim, na Bacia de Campos.
A receita estimada nessa operação é de US$ 600 milhões. Na ocasião dos carregamentos os valores são fechados acompanhando as cotações internacionais.
?O negócio é muito importante porque se trata do primeiro contrato de exportação para um país asiático. Mais importante ainda pelo fato de ser com a China, um mercado com perspectivas de crescimento incríveis?, disse o diretor, ao explicar que até agora a China havia comprado apenas cargas de petróleo brasileiro no chamado mercado spot (livre), sem contrato.
A diretoria da Petrobras aprovou a negociação com a China na reunião realizada na última quinta-feira, quando foram acertados os detalhes finais da operação.
O diretor da Petrobras disse ainda que o contrato será assinado já nesta semana com a estatal petrolífera chinesa Sinochem International Oil Company. Terminadas as formalidades da negociação, a Petrobras já terá condições de enviar o petróleo para a China.
Costa explicou que foi acertado o envio do petróleo em seis cargas. O transporte será feito por navios de grande porte com capacidade para transportar dois milhões de barris cada um. A companhia chinesa é que vai dizer quando quer receber o produto.