A China aumentará o investimento no setor ferroviário em 2013 para estimular o crescimento econômico, segundo a agência de notícias oficial Xinhua, citando o ministro de Ferrovias, Sheng Guangzu.
O investimento totalizará 650 bilhões de yuans (US$ 103 bilhões), segundo a agência. O montante diz respeito a um aumento de 30% ante a meta do ano passado, de 500 bilhões de yuans. Em dezembro de 2012, o investimento chegou a 507 bilhões de yuans.
Em 2013, o total de 520 bilhões será gasto em infraestrutura, número mais alto em comparação com os 400 bilhões de 2012. Parte do investimento em 2013 será direcionada para o projeto de extensão de 5,2 mil quilômetros da rede ferroviária, Sheng disse em uma conferencia do Ministério realizada para abordar as principais questões do ano.
Desde a metade de 2012, o governo tem acelerado as aprovações de investimentos em infraestrutura, principalmente, das redes ferroviárias e metroviárias, para estimular a economia.
O Ministério de Ferrovias continuará tentando atrair capital privado para ajudar a financiar os planos de expansão e está trabalhando para criar um fundo de desenvolvimento ferroviário, afirmou a rádio estatal, citando Sheng.
O setor ferroviário tem sido dominado pelo Estado, mas o apetite por investimentos obrigou o Ministério a buscar fontes adicionais de financiamento. As informações são da Dow Jones.