O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, anunciou intenção de investir nos títulos da Grécia e a criação de um fundo para financiar a compra de navios chineses pelos gregos. “Com as reservas internacionais, a China já comprou e pretende comprar novos títulos gregos”, disse Wen. “A China irá se comprometer com um grande esforço a dar suporte aos países da zona do euro e à Grécia para superar a crise.”
Wen anunciou ainda que a China vai apoiar o desenvolvimento das empresas de transporte marítimo, com um novo fundo de US$ 5 bilhões. “Esta é uma oferta para apoiar a compra de navios Chineses pelas empresas gregas”, disse o primeiro-ministro. “A China está preparada, de mãos dadas com a União Europeia, como passageiros em um mesmo barco, para fortalecer a cooperação para confrontar a crise financeira”, continuou Wen, no primeiro dia de visita à Europa.
“Eu acredito que podemos empregar um esforço genuíno para promover a reforma do sistema financeiro internacional e fortalecer sua supervisão”, acrescentou, por intermédio de um tradutor. As informações são da Dow Jones.