As importações de petróleo e de minério de ferro da China subiram na comparação anual de maio, mas as de cobre diminuíram, segundo dados preliminares divulgados pela Administração Geral de Alfândega do país.

continua após a publicidade

No mês passado, as compras chinesas de petróleo bruto mostraram avanço anual de 15%, a 37,2 milhões de toneladas, o equivalente a 8,8 milhões de barris por dia e segundo maior volume já registrado.

continua após a publicidade

As importações de minério de ferro avançaram 5,5% em maio ante igual mês do ano passado, a 91,52 milhões de toneladas. Por outro lado, as de cobre sofreram redução de 9,3%, a 390 mil toneladas.

continua após a publicidade

Entre janeiro e maio, as importações de petróleo bruto da China subiram 13% ante o mesmo período de 2016, a 176,31 milhões de toneladas, e as de minério de ferro cresceram 7,9%, a 444,57 milhões de toneladas, mas as de cobre recuaram 20%, a 1,84 milhão de toneladas.

Os dados também mostraram que a China exportou 230 mil toneladas de petróleo bruto em maio, depois de não ter registrado embarques da commodity no mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a maio, as exportações chinesas de petróleo atingiram 2,37 milhões de toneladas, representando um salto de 120%. Com informações da Dow Jones Newswires.