economia

China amplia importações de petróleo e minério de ferro em maio

As importações de petróleo e de minério de ferro da China subiram na comparação anual de maio, mas as de cobre diminuíram, segundo dados preliminares divulgados pela Administração Geral de Alfândega do país.

No mês passado, as compras chinesas de petróleo bruto mostraram avanço anual de 15%, a 37,2 milhões de toneladas, o equivalente a 8,8 milhões de barris por dia e segundo maior volume já registrado.

As importações de minério de ferro avançaram 5,5% em maio ante igual mês do ano passado, a 91,52 milhões de toneladas. Por outro lado, as de cobre sofreram redução de 9,3%, a 390 mil toneladas.

Entre janeiro e maio, as importações de petróleo bruto da China subiram 13% ante o mesmo período de 2016, a 176,31 milhões de toneladas, e as de minério de ferro cresceram 7,9%, a 444,57 milhões de toneladas, mas as de cobre recuaram 20%, a 1,84 milhão de toneladas.

Os dados também mostraram que a China exportou 230 mil toneladas de petróleo bruto em maio, depois de não ter registrado embarques da commodity no mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a maio, as exportações chinesas de petróleo atingiram 2,37 milhões de toneladas, representando um salto de 120%. Com informações da Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo