A inadimplência com cheques aponta estabilidade há três meses. Estudo da Serasa revela que em junho deste ano foram devolvidos, em todo o País, 19,1 cheques por falta de fundos a cada mil compensados. O total de devoluções registrado no mês passado ficou próximo ao verificado nos dois meses anteriores. Em maio foram devolvidos 19,2 cheques a cada mil e, em abril 19 cheques voltaram por falta de fundos a cada mil compensados.

continua após a publicidade

No mês passado, dos 162,1 milhões de cheques compensados, 3,1 milhões não foram aceitos. Na comparação com junho de 2004, entretanto, houve um aumento de 30,8% na inadimplência com cheques. Na avaliação dos técnicos da Serasa, a estabilidade no indicador de cheques sem fundos nos últimos três meses reflete a atual conjuntura da economia brasileira.

?Por um lado, o maior comprometimento da renda com os empréstimos contraídos e as elevadas taxas de juros afetam a capacidade de pagamento das famílias. Por outro lado, a recente deflação, fruto da queda dos preços de alimentos, bebidas e transportes, contribui para o aumento da renda disponível, o que colabora para a estabilidade na proporção de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação aos cheques compensados?, divulgou a Serasa.

Semestre

No acumulado do primeiro semestre, houve aumento de 13,7% na inadimplência com cheques em relação a igual período de 2004.

continua após a publicidade

De janeiro a junho, 18,2 cheques a cada mil compensados voltaram. Ou seja, de um total de 980 milhões de documentos compensados, 17,9 milhões voltaram por insuficiência de fundos.