São Paulo (AE) – O volume de cheques devolvidos registrou queda de 11,8% em junho ante maio, segundo estudo divulgado ontem pela Serasa. De acordo com a pesquisa, foram devolvidos 20,9 cheques sem fundos por mil compensados no mês passado, contra 23,7 verificados em maio. A Serasa informou que 139,8 milhões de cheques foram compensados no mês passado e 2,9 milhões destes foram devolvidos. Em maio, houve 153,2 milhões de cheques compensados e 3,6 milhões foram devolvidos.
Na comparação com junho de 2005, entretanto, houve um aumento de 9,4% no volume de cheques devolvidos por falta de fundos no mês passado. O índice de cheques sem fundos em junho de 2005 havia sido de 19,1 por mil. No período, foram compensados 162,1 milhões de cheques e 3,1 milhões foram devolvidos.
Na avaliação dos técnicos da Serasa, o menor número de dias úteis em junho contribuiu para a queda do volume de cheques devolvidos na comparação com o mês anterior.
O levantamento fez também um balanço do primeiro semestre de 2006 e foi verificada alta de 19,8% no volume de cheques devolvidos em relação ao mesmo período do ano passado. O índice passou de 18,2 cheques devolvidos por mil nos primeiros seis meses de 2005 para 21,8 cheques por mil entre janeiro e junho deste ano.
De acordo com a Serasa, o aumento dos indicadores de cheques devolvidos no primeiro semestre de 2006 pode ser explicado pelo maior endividamento da população, junto com a má concessão de crédito. ?Além disso, o varejo vem ampliando os prazos de pagamento, de modo que parte dos compromissos assumidos no início do ano associados às compras efetuadas no Dia das Mães e na Páscoa ainda comprometem a renda disponível do consumidor?, avaliou a empresa.