Cerca de 16.100 bancários aderiram à greve da categoria, iniciada hoje, segundo informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Balanço parcial da greve mostra que 264 locais de trabalho, como prédios administrativos e agências bancárias, paralisaram as atividades nesta manhã.
No Bradesco Alphaville, em Osasco, onde funciona a área de sistemas do banco, a paralisação aconteceu até as 10 horas, quando os funcionários resolveram voltar ao trabalho. Os bancários de São Paulo, Osasco e região rejeitaram a proposta da Federação dos Bancos (Fenaban) e decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.
Os trabalhadores não aceitaram um reajuste de 4,5% nos salários (que repõe apenas a inflação) e Participação nos Lucros e Resultados (PLR) inferior a do ano passado. Uma nova assembleia deve acontecer às 17 horas de hoje, para avaliar o primeiro dia de greve e traçar os próximos passos do movimento. Na sexta-feira, a partir das 15 horas, haverá passeata saindo da Praça do Patriarca, com destino à Avenida Paulista.