Central Sindical pede a relator arquivamento de projeto sobre leis trabalhistas

Brasília – A central sindical Coordenação Nacional com Lutas (Conlutas) pediu nesta quarta-feira (28) ao deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), relator do Projeto de Lei 1.987, de 2007, o arquivamento da proposta, que, segundo a entidade, representa "a desregulamentação dos direitos trabalhistas". O projeto altera artigos (do 1º ao 642º) da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A Conlutas recusou-se a fazer qualquer contraproposta, "por divergir por completo do projeto como um todo", como disse um dos líderes da entidade, Luiz Prates Mancha.

Representantes de sindicatos de metalúrgicos de São Paulo e de Minas Gerais reuniram-se, nesta quarta-feira, em assembléia na Câmara dos Deputados, e estiveram com Cândido Vacarezza, mas sem acordo possível. Segundo Mancha, o projeto de lei, que deve ser votado em março de 2008, "abre as portas para que o Congresso Nacional altere todo o ordenamento jurídico trabalhista brasileiro, incluindo aí os direitos da classe trabalhista".

Para Mancha, o projeto traz "medidas que deveriam ser revogadas, pois tratam de mecanismos que trouxeram enormes prejuízos aos trabalhadores brasileiros nos últimos anos, como as comissões de conciliação prévia, o banco de horas, os contratos de trabalho por tempo determinado, o trabalho temporário, a redução salarial em caso de conjuntura desfavorável, bem como a redução da jornada, com compensação de horários mediante acordo individual entre o patrão e o trabalhador, numa correlação de forças desigual".

A central sindical Conlutas denunciou, na assembléia realizada após o encontro com o relator do projeto, que "não é por acaso que o projeto está tramitando [na Câmara] ao mesmo tempo em que tramita [no Senado] a legalização das centrais sindicais e a contribuição sindical", disse Mancha.

A Conlutas, ao contrário da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical, é favorável ao fim da contribuição sindical compulsória, segundo a qual todos os trabalhadores brasileiros são descontados em um dia de trabalho por ano em favor das entidades sindicais trabalhistas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo