Boca no trombone

Centrais sindicais protestam contra a terceirização

As centrais sindicais devem promover na terça-feira, 06, o “Dia Nacional de Mobilização” contra o projeto que regulamenta a terceirização no mercado de trabalho. O projeto de lei 4330, de 2004, está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados e deve voltar à discussão nesta semana após o termino do prazo para negociações entre trabalhadores, empresários, governo e parlamentares. As centrais alegam que a proposta pode abrir espaço para precarização das relações de trabalho.

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), estão previstos atos em todos os Estados. As manifestações devem ocorrer em frente às sedes das federações que representam o patronato. A ideia, segundo as centrais, é mobilizar sindicatos de diferentes categorias que podem ser prejudicados com o projeto. A CUT enfatiza que não é contra a regulamentação da terceirização, mas contra o que chama de precarização das relações entre empregados e empregadores.

Em nota, a Força Sindical ressalta que o projeto possibilita que empresas terceirizem a mão de obra das atividades consideradas como fim, que são as que constituem o objetivo para a qual a empresa foi criada. Para a entidade sindical, o projeto precisa delimitar o que pode ser terceirizado e garantir que os terceirizados tenham as mesmas convenções coletivas que os trabalhadores das atividades preponderantes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna