Centrais querem fim da redução do IPI

São Paulo – A Central Única dos Trabalhadores  (CUT) e a Força Sindical defenderam ontem que o governo cancele a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as montadoras, caso se confirme que, apesar do incentivo, os preços dos automóveis aumentaram, conforme indica pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio-SP).

“É muito grave se esse aumento for confirmado”, afirmou o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. Ele e o presidente da CUT, Luiz Marinho, defenderam que o governo retire o incentivo caso se confirme o aumento de 1,87% registrado pela Fecomércio. “Vamos apoiar o governo para que ele retire esse incentivo, que é dinheiro público e tem de chegar à população”, comentou o presidente da Força.

Marinho afirmou que há consenso entre os sindicalistas em relação a essa questão. Ele lembrou que o entendimento do governo com as montadoras era para que não houvesse reajuste de preço. E acrescentou: “O incentivo não é para a cadeia produtiva. Ela tem de ganhar a partir do aumento da produção.”

Governo não recua

O ministro da Fazenda, Antônio Palocci, disse ontem que o governo não pensa em voltar atrás no acordo feito com as montadoras para a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O acordo, firmado em agosto, prevê a redução em três pontos percentuais do IPI para automóveis até novembro, com a condição de que as montadoras repassassem a redução. “Nós pedimos à Receita Federal que acompanhasse todo o procedimento. A informação que temos até agora é de que as montadoras transferiram a redução do IPI para as revendas”, comentou o ministro.

Palocci disse que vai esperar até novembro para verificar se o acordo foi cumprido também por parte das revendedoras. “Nós não vamos fazer interferências no processo econômico, a não ser no salutar processo em que o agente econômico define o que quer dos seus preços e os cidadãos definem as suas compras”, afirmou o ministro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo