Celso Furtado pede que Lula prepare moratória

O economista Celso Furtado, disse ontem que o governo Lula deve preparar o país para que seja possível decretar a moratória da dívida externa dentro de três ou quatro anos. Segundo ele, o Brasil não tem outro caminho a não ser o do calote da dívida, pois essa é a única forma de o país conseguir barganhar em futuras negociações com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

Furtado adverte, no entanto, que essa medida só pode ser tomada dentro de três ou quatro anos, fase essa que seria utilizada para o país se preparar para as “conseqüências” desse ato.

“É indispensável decretar a moratória como forma de abrir um canal para a renegociação (da dívida). Porém, temos de nos reestruturar para nos adaptarmos à baixa do capital externo, que será um impacto, mas não tão grande como apregoam alguns”, afirmou o economista. “Ninguém quer se fechar a negociar com o Brasil, que é um grande cliente.”

Recessão

Na avaliação de Furtado, somente por meio de um novo acordo com o FMI, a partir da moratória, será possível reduzir a vulnerabilidade externa e retomar o crescimento do país.

Apesar de negar que o Brasil passe por uma recessão profunda, o economista admite que o país possa caminhar nessa direção caso não consiga contornar o agravamento do desemprego.

“Temos de agir rapidamente para fazer face às questões sociais, principalmente o desemprego. O país está parado e não sustenta essa situação por mais de dois anos.”

Furtado criticou a dependência do capital externo e listou dois problemas que considera crônicos na economia brasileira: concentração de renda e altas taxas de juros.

O economista elogiou o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e o trabalho que o Brasil vem fazendo nesta área. “O MST é o mais bonito movimento social deste século. O setor rural é um dos que mais desemprega atualmente. O governo Lula entendeu o problema da fome e vem tomando providências para resolver.”

Furtado participou de um seminário na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo