As empresas com qualquer tipo de dívida com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) passam a contar com uma única Guia de Regularização de Débitos. O documento, emitido pela Caixa Econômica Federal (CEF), vai estar disponível gratuitamente para as empresas e, com ele, será possível colocar em dia todo tipo de pagamento em atraso.
De acordo com a Caixa, o lançamento da nova guia faz parte da estratégia de simplificação e automatização de procedimentos operacionais, de forma a melhorar a qualidade de atendimento aos empregadores e reduzir os custos. Antes da nova guia, uma empresa poderia ter de preencher vários documentos, pois cada tipo de débito era processado num formulário específico.
Agora essa dificuldade acabou. Tanto faz se o débito da empresa é decorrente de notificações fiscais, diferenças nos recolhimentos devidos aos trabalhadores, confissão espontânea de dívida ou quitação de várias competências. Tudo isso será colocado num único documento de regularização de débito, de cálculo automático pela Caixa, garantindo a baixa imediata da dívida e a emissão de comprovante de pagamento para o empregador.