São Paulo ( ABr) – A Caixa Econômica Federal (CEF) lançará no próximo final de semana campanha publicitária nacional para orientar a população sobre a oferta de linhas de crédito para financiar imóveis. A Caixa pretende emprestar neste ano R$ 10 bilhões. No primeiro semestre foram contratados R$ 2,9 bilhões, valor 25,2% superior ao realizado no mesmo período do ano passado. ?Nós esperamos que essa campanha seja capaz de alavancar esses recursos e de colocá-los na mão daqueles que precisam para constituição da casa própria ou para substituição da sua moradia?, afirmou o presidente da CEF Jorge Mattoso.
Para ele, os próximos seis meses podemos indicar novo crescimento do número de empréstimos. ?Tem havido um crescimento da renda, esse crescimento já se verifica desde novembro do ano passado, nós acreditamos que com a queda das taxas de juros que deve se verificar no segundo semestre, (este) apresente ainda condições mais positivas para o mercado.?
No ano passado, a CEF emprestou aproximadamente R$ 6 bilhões para financiamento habitacional e outros R$ 3 bilhões foram financiados por meio dos bancos privados. Segundo Mattoso, até 2003, 90% dos créditos imobiliários eram financiados pela CEF, mas essa participação está se modificando. ?O setor privado também tem ingressado no mercado. Isso tem colocado inclusive uma maior competitividade, uma maior concorrência. É isso que a CEF tem feito: se preparado para concorrência.?
O balanço financeiro da CEF do primeiro semestre deve ser divulgado nos próximos dias. Segundo Jorge Mattoso, o lucro da Caixa neste primeiro semestre deve girar em torno de R$ 1 bilhão. Nos seis primeiros meses de 2004, o lucro da instituição foi de R$ 624 milhões.