CCEE suspende liquidação do mercado de curto prazo

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) suspendeu a liquidação financeira do mercado de curto prazo referente a abril, que seria realizada na segunda, 10, e terça-feira, 11. De acordo com comunicado da CCEE, a deliberação foi motivada por uma liminar obtida pelas Associações Brasileiras dos Autoprodutores de Energia Elétrica (Apine) e de Geração de Energia Limpa (Abragel) que invalida os efeitos dos artigos 2 e 3 da Resolução 3 do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Em reunião do Conselho de Administração da CCEE realizada nesta quinta-feira, 6, foi determinada a suspensão dos efeitos e da eficácia dos resultados da contabilização do mercado referente a abril, cujos resultados haviam sido divulgados aos agentes do mercado no dia 31. “Para dar cumprimento à determinação da Justiça, a CCEE precisará reprocessar totalmente essa contabilização”, diz a câmara, na nota, ressaltando que apresentará em breve o cronograma dos novos resultados da contabilização e o tratamento a ser dado em relação às garantias financeiras.

No dia 27, o juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4.ª Vara Federal do Distrito Federal, concedeu liminar que suspende o rateio entre os agentes do mercado dos custos do despacho das térmicas por segurança energética. No entendimento das associações, este encargo deveria ser pago pelo consumidor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna