A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) estabeleceu em R$ 206,68/Mwh o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período entre 26 de setembro e 2 de outubro em todos os submercados. O resultado representa uma queda de 7% frente aos R$ 222,23/MWh da semana anterior. O PLD é o preço de referência do mercado de curto prazo de energia.

continua após a publicidade

As afluências esperadas para a primeira semana de outubro no Sistema Interligado Nacional (SIN) ficaram em 94% da média histórica, representando 2.100 MWmédios a mais de energia em relação à semana anterior. A entrada de frentes frias na região Sul provocou um acréscimo de 2.300 MW médios com afluências previstas para 104% da média histórica. No Sudeste, a previsão de queda (-500 MWmédios) das afluências ficou em 98% da MLT As previsões para o Nordeste e Norte foram pouco expressivas, ficando em 42% e 67% da média, respectivamente.

A CCEE explica que os limites de intercâmbio de energia entre os submercados não foram atingidos, resultando na equalização dos preços entre eles, assim como ocorrido nas semanas anteriores.

Os níveis de armazenamento nos reservatórios do SIN ficaram 750 MWmédios abaixo do esperado. Na comparação com a semana anterior, o Sul teve elevação de 800 MWmédios no armazenamento, enquanto houve redução no Sudeste (-610 MWmédios), Nordeste (-100 MWmédios) e Norte (-850 MWmédios).

continua após a publicidade

A carga de energia do sistema, indicador que dimensiona a demanda doméstica, além das perdas no sistema, prevista para a próxima semana sofreu elevação de 1.450 MWmédios e ocorre para todos os submercados com exceção do Norte. A elevação, segundo a Câmara, acontece devido ao aumento do uso de aparelhos de refrigeração causado pelo pelas altas temperaturas previstas para o período.