A geração total de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) atingiu 62.716 MW médios em abril, segundo dados divulgados nesta terça-feira, 17, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O montante representa uma expansão de 2,2% em relação a abril do ano passado, porém é 2,3% inferior ao volume de março deste ano.
Na comparação mensal, o principal destaque ficou por conta do salto de 156,3% na geração de térmicas a partir do uso da biomassa, em função do início da safra. Na comparação anualizada, chamam atenção as elevações de 57,1% na geração de térmicas a carvão mineral e de 53% a partir de projetos eólicos.
De acordo com o Boletim de Operação das Usinas elaborado pela CCEE, a capacidade instalada brasileira somou 126.859 MW em abril, dos mais de 40% provenientes de projetos hidráulicos. A geração a partir de projetos hidráulicos totalizou 43.825 MW médios, uma queda de 3,6% em relação ao mês anterior, o que explica a retração de 2,3% apurada no acumulado do mês. Na comparação anual, a queda é ainda mais expressiva, de 4%.
A garantia física associada às unidades geradoras das usinas totalizou 65.874 MW médios, frente aos 68.434 MW médios definidos em ato regulatório. “A diferença de 2.560 MW médios refere-se às unidades em fase de motorização”, destaca a CCEE.
O boletim também destaca que a entrada de novas usinas eólicas contribuirá para maior oferta de energia no ambiente de contratação livre (ACL). “Diferentemente das situações anteriores, em que a energia destinava-se exclusivamente ao atendimento de contratos de leilões, desta vez foi direcionada uma parcela significativa de 199,6 MW de capacidade instalada ao ambiente de contratação livre, aumentando em 46,4% a capacidade e em 180% a garantia física neste ambiente.”
Foram incluídas no sistema de contabilização da CCEE 24 novas usinas, sendo 18 eólicas, três centrais geradoras hidrelétricas (CGHs), duas PCHs e uma térmica a gás. No mesmo período foi descadastrada uma térmica a biomassa. A capacidade instalada das unidades geradoras em operação comercial soma 126.859 MW.