Já estão disponíveis no site da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) o edital do 2.º Leilão de Compra de Energia Elétrica proveniente de empreendimentos de geração existentes, que será realizado em 31 de março, e demais documentos relacionados ao leilão. A CCEE (www.ccee.org.br) será a entidade coordenadora do processo.

continua após a publicidade

De acordo com o cronograma do edital, as empresas compradoras e vendedoras deverão entregar à CCEE os documentos de pré-qualificação no prazo de 8 a 10 de março. O resultado da pré-qualificação será divulgado em 18 de março e a relação das empresas habilitadas será divulgada em 28 de março pela CCEE. A Câmara também anunciará nos próximos dias o local onde será realizado o leilão.

A metodologia será a mesma adotada no primeiro leilão, realizado em 7 de dezembro de 2004. A empresa Paradigma é a responsável pelo desenvolvimento da plataforma tecnológica do leilão e operação do sistema. O Bradesco foi selecionado pela CCEE para o recebimento e custódia das garantias financeiras dos agentes.

Será objeto do leilão a oferta de energia elétrica para atendimento das necessidades de mercado dos agentes de distribuição. Os montantes estarão divididos em dois produtos: Produto 2008-08 – duração de oito anos com suprimento no período de 1.º de janeiro de 2008 a 31 de dezembro de 2015; e produto 2009-08 – duração de oito anos, com suprimento no período de 1.º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2016. Os preços iniciais de cada produto serão inseridos no sistema eletrônico do leilão diretamente pelo Ministério de Minas e Energia.

continua após a publicidade

Além do edital, também estão disponíveis no site da CCEE a Minuta do Contrato de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado e seus anexos; o Manual de Instrução, que detalha a forma de habilitação e de apresentação das garantias financeiras para o leilão; e as portarias do MME relacionadas ao leilão. Ao todo, 19 empresas geradoras manifestaram interesse em participar do leilão.

Empresas interessadas no leilão:

Breitener Energética S.A.

continua após a publicidade

Centrais Elétricas de Cachoeira Dourada S. A.

Companhia Energética Chapecó.

Centrais Elétricas do Pará S. A.

Cemig Geração e Transmissão S.A.

Companhia Energética Rio das Antas.

Cesp (Companhia Energética de São Paulo).

Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica.

Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco).

Copel Geração S. A.

Duke Energy International Geração Paranapanema.

Centrais Elétricas do Norte do Brasil S. A.

Empresa Energética do Mato Grosso do Sul S. A.

Furnas Centrais Elétricas S. A.

Light Serviços de Eletricidade S. A.

Tractebel Energia Comercializadora Ltda.

Termopernambuco S. A.

Tractebel Energia S. A.

UTE Bahia I – Camaçari Ltda.