A Companhia Brasileira de Logística (CBL) será, a partir de hoje, o único dos nove terminais privados que operam com granéis sólidos no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá a poder receber produtos segregados, com certificado de qualidade quanto à origem. Até agora, nenhum dos terminais oferecia a opção de recepção de até três produtos diferentes simultaneamente.
Com a conclusão das obras de ampliação, que custaram R$ 6 milhões à CBL, a empresa oferecerá esse recurso aos clientes, permitindo a segregação de grãos com certificado de qualidade em uma das linhas de recepção. “Isso dará mais segurança, em especial aos mercados europeus e asiáticos, que têm a preocupação com o certificado de qualidade”, diz o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), Lourenço Fregonese.
Com os investimentos, além de ficar apta a segregar produtos, a CBL também poderá fazer, a critério dos clientes, o rastreamento de qualidade dos produtos. Aqueles com certificado, terão uma linha exclusiva de recepção e, também, de embarque. Isso porque, com a ampliação, a CBL passa a poder elevar até dois produtos simultaneamente para embarque nos navios. “Com isso, o cliente que utiliza o porto terá mais tranqüilidade, porque aumentaremos a capacidade e também poderemos receber produtos segregados”, completa Fregonese.
A opinião é compartilhada pelo analista de logística da usina de açúcar Clealco, Romeu Basseto Godoy, que começou na semana passada a enviar açúcar à CBL através da trade (operadora) Glencore. “Precisamos de agilidade e segurança e é o que teremos com as novas instalações do terminal”, diz.
As obras de ampliação do terminal da CBL, inauguradas ontem, envolveram 250 pessoas durante seis meses e incluem as áreas de armazenagem, recepção, expedição e controle da empresa. A recepção, que hoje é de 10 mil t./dia, passará para 15 mil t./dia, tanto via rodoviária (9 mil t.) quanto ferroviária (6 mil t.). Isso significa um acréscimo de cerca de 5% na capacidade total de recepção de granéis sólidos do Porto de Paranaguá que, das atuais 120 mil toneladas diárias, passará a receber 125 mil toneladas/dia.