A intenção de compras do consumidor para o Dia das Crianças atingiu em setembro o menor nível desde 2006. É o que revela a Fundação Getúlio Vargas (FGV) ao divulgar hoje uma questão especial para o Dia das Crianças (12 de outubro), da Sondagem das Expectativas do Consumidor de setembro.

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De acordo com levantamento, ao apurar as respostas dos consumidores para criar um indicador em uma escala crescente de zero a 200 pontos, o indicador de setembro deste ano teve 86,9 pontos, menor do que o de igual mês em 2008 (92,7 pontos); inferior ao de 2007 (92,9 pontos) e maior apenas do que o resultado de igual época em 2006 (85,3 pontos).

Em comunicado, a FGV informou que o resultado indica que o consumidor brasileiro ainda está cauteloso em relação aos gastos com presentes, na comparação com o mesmo período do ano passado.

A fundação fez uma ressalva ao desempenho do ano passado, comentando que, embora setembro de 2008 tenha sido o mês de agravamento da crise financeira internacional, cerca de 80% dos dados para aquela edição já haviam sido coletados quando foi anunciada a falência do banco de investimentos norte-americano Lehman Brothers, fato que virou ponto de referência para o aprofundamento da crise global.

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Em relação a igual época no ano passado, a FGV informou que em setembro de 2009 a parcela dos entrevistados que pretendem gastar mais com compras relacionadas ao Dia das Crianças caiu de 17,6% para 11,7% do total. Já a dos consumidores que projetam gastar menos manteve-se estável, na avaliação da fundação, ao passar de 24,9% para 24,8% no mesmo período.

Ainda de acordo com a fundação, o levantamento mostra que os brinquedos foram mais uma vez o presente mais lembrado pelos consumidores, sendo citado por 56,2% dos pesquisados, seguido por peças de vestuário (23,9%); e produtos de áudio (3,8%).

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Entre os brinquedos, o item mais mencionado foi bonecas ou bonecos (12%); seguido por carrinhos e veículos (7,8%). O levantamento foi feito entre os dias 31 de agosto e 18 de setembro, em mais de 2.000 domicílios em sete capitais.