Catho-Fipe: relação de vagas por candidatos em julho voltou ao nível de 2011

A relação de vagas por candidatos no mercado de trabalho brasileiro no trimestre até julho diminuiu 11% ante os três meses encerrados em junho e recuou 38,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, mostra o Índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato, calculado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base em dados da Catho, empresa de recrutamento online. Em julho, o indicador atingiu 288 pontos, mesmo nível visto em outubro de 2011. Com o resultado, a relação de vagas por candidato acumula queda de 26,4% em 2015 até julho em relação a igual intervalo de tempo de 2014.

O índice é calculado por meio da divisão do número de novas vagas de emprego anunciadas no site da Catho pelo número de candidatos que estão procurando emprego naquele período medido pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pelo indicador, é possível perceber mudanças no poder de barganha e negociação salarial do mercado de trabalho: valores mais altos indicam maior poder de barganha dos trabalhadores, pois significa que há mais vagas disponíveis por candidato.

A pesquisa da Fipe em parceria com a Catho mostra também que, de junho a agosto, a criação de vagas diminuiu 15,9% em relação ao mesmo período de 2014. Segundo a Catho, foi a 14ª queda seguida na comparação ano contra ano, levando o patamar de geração de vagas ao mesmo nível observado entre janeiro e fevereiro de 2012.

Já o Índice de Novas Vacâncias, que se baseia no número de vagas por trabalhador em potencial na economia, recuou 18,5% no trimestre encerrado em julho na comparação com igual intervalo de tempo do ano passado, alcançando o menor valor desde janeiro de 2012.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo