Já estão abertas as inscrições para a 79.ª edição do Encontro de Comércio Exterior (Encomex), que o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Agência de Promoção de Exportações (Apex-Brasil) e o governo do Paraná, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, realizam sexta-feira (2) em Cascavel.
O objetivo principal do tradicional e mais importante encontro de comércio exterior do Brasil é aumentar a participação de empresários interessados em vender seus produtos no mercado internacional e expandir ainda mais as exportações brasileiras. O foco de interesse desta vez é o Paraná, especialmente a região Oeste.
O Paraná é um importante aliado no esforço do governo federal de aumentar as exportações brasileiras. No ano passado, o Estado vendeu para o exterior US$ 7,1 bilhões, um crescimento de 25% comparando-se com o mesmo período de 2002. Com este resultado, o Paraná é o quarto maior estado exportador do Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. De janeiro a maio, as vendas paranaenses para o mercado externo chegam a US$ 3,2 bilhões.
Cascavel
Cascavel, no ano passado, vendeu para o exterior US$ 63,862 milhões. Somente nos primeiros cinco meses do ano, o município já exportou US$ 29,447 milhões, um crescimento de 17% se comparado com o mesmo período de 2003, quando as vendas externas alcançaram US$ 25,084 milhões.
Os principais produtos exportados pela cidade, no ano passado, foram pedaços e miudezas de frango (US$ 13,9 milhões), óleo de soja (US$ 10,4 milhões) e silos metálicos para armazenamento de cereais (US$ 2,3 milhões). Além disso, Cascavel começou a diversificar a pauta e aumentou as vendas para o exterior de mercadorias como soja em grão (de 0 para US$ 621 mil), algodão ( de 0 para US$ 561 mil) e vestuário masculino (de 0 para US$ 194 mil).
A cidade também varia seus mercados compradores. Prova disto foi que em 2003 Cascavel, além de vender seus produtos para mercados comuns, como Japão (US$ 7,2 milhões) e Alemanha (US$ 6,7 milhões), aumentou sua participação, se comparado em 2002, para mercados não-tradicionais como China (de 1,5 milhão para US$ 5,8 milhões) e Emirados Árabes (de US$ 159 mil para US$ 908 mil).
As inscrições para o Encomex são gratuitas e poderão ser feitas pelo fax: (45) 225-7700, telefone: (45) 225-7700, 321-1438, ou ainda por meio eletrônico: www.encomex.desenvolvimento.gov.br.