Cartilha do Consumidor orienta endividados

O consumidor que precisa de orientações sobre como reduzir suas dívidas, negociar com fornecedores e mover ações judiciais, entre outros detalhes, ganhou ontem um novo instrumento para consultas.

Trata-se da Cartilha do Consumidor – Edição Especial Endividados, lançada pelo Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec), em Brasília. A publicação, disponível na internet, também ajuda na elaboração de contratos e cartas para acordos, e ainda informa direitos em relação a produtos e serviços.

“O que o devedor não pode é se acomodar”, recomenda a cartilha, lembrando que, para saldar uma dívida, são necessários ajustes, sacrifícios e mudanças de hábito por parte do consumidor. “O que o devedor deve ter certeza é que sempre há uma saída, cada uma com uma consequência”, comenta a publicação.

O primeiro passo para solucionar uma dívida – indica o Ibedec – é contatar a empresa credora e saber se há possibilidade de parcelar o débito, ou obter desconto em multas ou juros pelo atraso.

“Em situações de crise, as chances de obter uma negociação são maiores, já que o dinheiro está escasso e as empresas preferem perder um pouco a deixar de receber. Seja chato”, recomenda a cartilha. O instituto ressalta que o atendimento via telefone deve seguir as novas regras de tempo de espera.

O envio de carta ao departamento de atendimento ao consumidor das empresas também estão entre as dicas do Ibedec aos devedores. “Você pode juntar cópia do seu contra-cheque e também das outras dívidas que tem. Isto pode sensibilizar o departamento de cobrança e favorecer uma negociação”, diz o documento.

Se nada disso funcionar, o instituto indica a possibilidade de buscar uma revisão do contrato em juízo ou, ainda, aguardar as providências da empresa para cobrar o débito. A Cartilha do Consumidor -Edição Especial Endividados está disponível no site www.ibedec.org.br, seção Consumo/ Cartilhas.

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