Os chamados “carros verdes”, com apelo ambiental, também têm presença garantida em quase todos os estandes do Salão do Automóvel, que abre na quinta-feira, 30, em São Paulo. Exemplo é o híbrido A3 e-tron, da Audi, que poderá ser testado por visitantes do evento.
A Kia mostra o elétrico Soul EV e o híbrido Optima. Outros híbridos (que se movem com eletricidade e combustível comum) são o BMW i8, o Toyota Prius e o Porsche Panamera. Na linha dos elétricos estão ainda Fiat 500e, BMW i3 e os Renault Zoe e Twizy. A Peugeot promete um “Conceito Natural” e o 208 Urb, uma solução entre carro e bicicleta.
Testes
Várias marcas vão aproveitar o traçado do Anhembi usado para a Fórmula Indy e pistas próprias para ceder seus carros para serem testados por visitantes, a maioria por meio de sorteios.
A Jeep montou uma pista com obstáculos para testes com modelos da marca, mas o condutor será um instrutor da marca. A Toyota vai liberar o Etios e a Volkswagen o Golf GTI, o Fusca e o Passat CC – mas para clientes selecionados.
Já os organizadores do salão vão sortear passeios com uma Ferrari. A Audi, além do A3 e-tron, oferecerá o que chama de “dia de presidente”. A marca promoverá passeios no A8 longo, seu carro mais luxuoso, com direito a motorista particular e dois batedores em motocicletas que acompanharão o trajeto, como se o ocupante fosse um chefe de Estado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.